Já é amanhã o tão esperado dia da prova da Olimpíada Canguru de Matemática, quando você, aluno, terá a chance de se tornar um medalhista! Junto com você, serão em torno de 6 milhões de participantes em todo o mundo neste importante evento matemático, numa competição que se originou na Austrália em 1993.

Em busca de um bom desempenho, confira, abaixo, algumas dicas do professor de matemática Paulo Bianco.

Sobre a prova

Além do seu próprio conhecimento matemático, o aluno deve usar o raciocínio lógico para responder às questões. Todas as questões desta prova podem ser respondidas com puro raciocínio lógico, sem a necessidade de decorar fórmulas. Por isso, a prova se popularizou pelo mundo. Mas, é claro, que o conhecimento matemático ajuda muito o participante e nossos alunos costumam se destacar nesta competição, pois possuem uma excelente formação em Matemática.

Dicas para a prova

1. É muito importante ler com atenção os enunciados, identificando o que se pergunta e os dados fornecidos.
  2. Não deixe respostas em branco.
  3. Eliminar algumas das alternativas pode ajudar no caso de dúvidas.
  4. Dormir bem e o suficiente na noite anterior à prova.
  5. Comer alimentos leves e nutritivos no café da manhã.

Projeção de futuro

De acordo com o professor Paulo Bianco, é importante que os participantes lembrem que esta oportunidade pode abrir portas no futuro. “Como todos ainda são estudantes, o que irá diferenciá-los futuramente, ao entrar no mercado de trabalho, será exatamente a participação em eventos acadêmicos. Outro ponto que considero bastante interessante em uma olimpíada é o fato de que o aluno já começa a se preparar para grandes provas, como o vestibular e concursos. Portanto, a projeção de futuro que o destaque de uma olimpíada traz é extremamente positivo”, ressalta o matemático.

Confira mais sobre a prova Canguru de Matemática no site oficial: https://www.cangurudematematicabrasil.com.br. Estamos com vocês, caros alunos! Até a entrega de medalhas!

Colégio VanGogh

About Colégio VanGogh